sábado, 3 de março de 2012

Vidas Nordestinas...

Sempre vistos como os reis da pobreza, da miséria e do sofrimento, assim somos nós nordestinos, mas o que muitos não sabem são os valores e as riquezas que temos. Um povo humilde, simples, honesto e trabalhador, um povo que é acolhedor com quem chega.
A maioria dos assuntos mostrados pela mídia relacionados ao Nordeste hoje em dia são: "O Nordeste sofre novamente com a seca que se prolonga a cada dia"; "A fome e a seca estão matando cada vez mais nordestinos", entre outras manchetes.
É interessante como poucas vezes mostram as belas praias, as grandes pessoas nordestinas que fizeram história no Brasil como, por exemplo Lampião o Rei do Cangaço, as tradições religiosas, as danças e festas que existem aqui no Nordeste. Em livros, por exemplo, novamente só são retratadas as questões de miséria, fome e seca. As redes de divulgação em geral mostram a figura de um homem em cima de um cavalo com suas esporas e sua roupa de coro, a pele queimada do sol, as mãos calejadas e marcadas pela inchada e ainda um olhar triste, sofrido, [...] deprimido.
 A política no Nordeste é praticamente de dar em troca, em outras palavras o político ou candidato lhe oferece ajuda em tratamentos médicos, transporte escolar e em alguns casos alimentação e você tem a obrigação de votar nele como prova de gratificação. Evidentemente essa é uma política totalmente inadequada.
O Nordeste é rico geograficamente, possui o terceiro maior território brasileiro, é a região brasileira que possui o maior número de estados totalizando nove , em sua região encontram-se quatro tipos de climas, a vegetação nordestina vai da Mata Atlântica até a Mata dos Cocais no meio Norte , com ecossistemas como manguezais, a caatinga, o cerrado, entre outros, estes possuem fauna e flora exuberantes além de diversas espécies únicas, muitas destas ameaçadas de extinção. 
O turismo é algo muito forte em nossa região, com belas praias, dunas, monumentos históricos, variados biomas, ente outros provam que o Nordeste tem riquezas, riquezas estas que são únicas.
Seria fabuloso se as pessoas começassem a ver o Nordeste não como região de fome, miséria e seca, mas sim como região crescente, bela e rica.
Então, não julguem o Nordeste vocês sabem o seu nome não a sua história.
Samantha Soriedem 





Nenhum comentário:

Postar um comentário