sábado, 3 de março de 2012

Ser nordestino...

Os nordestinos são sempre retratados pelas condições de miséria que vivem e pelas secas que afligem essa região do Brasil. Essa imagem foi e continua sendo transmitida pela mídia em grande parte pelas migrações dos retirantes que buscavam melhores condições de vida. O que muitos desconhecem é como o Nordeste realmente é e o que significa ser nordestino.
O Nordeste é a cada ano mais visitado pelos turistas e não é por acaso. As belas paisagens e praias que fazem parte do Nordeste são um grande atrativo. Mas não é por isso que merecemos reconhecimento e sim por toda nossa história e por nossa superação enquanto povo.
Também temos uma cultura rica e muita reconhecida até mesmo internacionalmente por meio da música, dança e gastronomia que só existem aqui. Além disso, temos a literatura que sempre mostrou a imagem verdadeira e crítica sobre a situação em que os nordestinos vivem. Desde a política até o sofrimento dos retirantes, por meio de poemas ou de grandes obras literárias, sempre é nos mostrada à verdade sem rodeios e o orgulho que existe em ser nordestino mesmo com muito sofrimento.
Ser nordestino envolve a felicidade por viver aqui, gostar do calor humano que sentimos e defender quem somos quando é preciso. Os nordestinos não vivem na miséria, na verdade, só uma parcela da população. Mas se observarmos por esse lado, a pobreza existe em todo lugar, o que varia são somente as condições de vida que lhe são oferecidas. Por exemplo, os retirantes se mudavam em busca de trabalho e melhores condições de vida, talvez nem porque quisessem, mas quem não se migraria para sair de uma situação difícil? Mas a situação mudou ao longo do tempo. As condições de vida e trabalho possibilitam que muitos que se mudaram para grandes cidades no Sudeste e Sul do Brasil voltem para o Nordeste e consigam um trabalho digno.
O povo nordestino passa agora por um processo de humanização. A educação, a saúde, as condições de vida são campos que melhoraram muito em relação ao que já foi, mas ainda há muito a se melhorar. Mesmo assim, ainda vivemos uma situação muito desumana. O preconceito e discriminação com os nordestinos ainda existe e talvez nunca mude, pois dependerá da consciência e da educação dada a cada um e muitas vezes começam de próprias pessoas que vivem aqui.
Infelizmente, a realidade da política ainda existe como também a alienação das pessoas, principalmente pela sua ignorância quanto à educação e assim são iludidas e enganadas por promessas de políticos que normalmente não são cumpridas. Muitos desses políticos são corruptos e roubam dos cofres públicos o dinheiro que deveria ser usado para ajudar a população. Para que essa realidade mude, somente a educação e a escolha de representantes honestos que possam mudar algo poderão ajudar, não só o Nordeste, mas todo o Brasil a mudar para melhor.
Cada um pode pensar o que deseja sobre os nordestinos, mas ao ter mente aberta e realmente conhecê-los poderão perceber como são um povo humilde, digno, acolhedor, trabalhador e feliz, que merece como todos muito respeito. De fato, sabemos quem somos e lutamos para sempre melhorarmos. De qualquer modo, aceitando-nos ou não, sempre seremos o que somos: nordestinos.

 Ass.: CHUCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário