sábado, 3 de março de 2012

O que é realmente ser nordestino?


Ser nordestino não é apenas morar ou nascer na região do nordeste, é se identificar com uma cultura, uma sociedade, uma politica e com uma humanidade.
A cultura nordestina é marcada por uma linguagem própria, por ser bastante diversificada e muito abrangente até mesmo em seus próprios estados, está cada vez mais comum os turistas escolherem está região como destino, pois possui uma culinária inconfundível, a dança apresenta uma pegada diferente de todas as outras, predominando o forró. Os seus habitantes encontram na dança, no artesanato, na culinária e nas festividades uma forma de facilitar o dia-a-dia de todos deixando esses, felizes para continuar seguindo em frente.
Mesmo com a evolução dessa região através da implantação de projetos do Governo Federal do Brasil, ainda existem problemas a serem reparados, esses problemas vão desde saneamento básico, construções de novos hospitais, corrupção e até a fome. 
Porém sabemos que “nem tudo é um mar de rosas”, de tal maneira que essa região é marcada por momentos de Seca, a quem diga que é castigo, mais isso são apenas mudanças climáticas que caracterizam a região. A falta de chuva ocasionada por essas mudanças climáticas fazem com que esses habitantes, percam suas lavouras, pelo solo está bastante empobrecido e pouco fértil, então a alimentação se torna difícil, pois, os alimentos terão uma deficiência de nutrientes, sendo assim as pessoas estarão vulneráveis a doenças.
Muitos governantes usam a seca como motivo para tirar proveito da situação, eles dizem resolver o problema apenas para ganhar status políticos. Ainda existem aqueles que são corruptos e roubam as poucas verbas, que já vem destinada para tentar amenizar e suprir as necessidades de famílias carentes, desviando o dinheiro público para atividades destinadas ao seu interesse particular. 
Apesar de todos esses problemas nessa sociedade, ainda a pessoas que tem preconceito com relação à região Nordeste, muitos criticam a forma de falar com um sotaque bastante arrastado. Será que essas pessoas pararam pra observar que muitos artistas nordestinos contribuíram e contribui para a cultura brasileira. Na música podemos citar Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Raul Seixas, Gal Costa, Maria Betânia e Elba Ramalho, já na literatura foi marcada por grandes autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado e José de Alencar. 
Sendo assim porque ainda existe tanto preconceito de alguns Brasileiros com relação a outros, se vivemos em um país onde a união de todas as culturas, forma uma nação.
“A vida sempre nos mostra o quanto pode ser dura em vários aspectos, mais enquanto persistirmos aprenderemos que nada vem de graça e que tudo nessa vida depende apenas da sua capacidade de tentar. Nebe”.          
Ass: Nebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário