domingo, 4 de março de 2012

Ser nordestino...
Ser nordestino é muito mais que um povo sofredor que vive cercado pelas dificuldades da vida, sem saída e sem rumo. Ser nordestino é ser vitorioso, viver cercado de uma cultura vasta e rica em seus diversos aspectos. Viver cada dia levando consigo o aprendizado que é adquirido nessa jornada da vida.  O nordeste possui um território imenso e tem uma mescla de saberes culturais, de tradições e de experiência de vida. Nossa cultura não é pequena, ela tem uma diversidade imensa que tem repercussão no país inteiro, e ela é um dos diversos agentes caracterizadores do nordestino.
Como falar no nordestino sem falar na literatura de cordel que é conhecida no Brasil inteiro, onde temos muitos nomes importantes na literatura nacional, entre eles: Jorge Amado, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos dentre muitos outros. Onde esses escritores retratam muito mais do que só o simples homem do sertão.
Mas as características desse mundo nordestino não se resumem só a isso, pois temos algo que caracteriza e muito o nordeste que é o artesanato com o bordado e as panelas de argila. Mas a pobreza também está muito ligada ao povo nordestino. Em muitos lugares quando se fala de nordeste a primeira imagem que vem na cabeça é a de um lugar seco e sem vida, com pouca água, muito sol, tristeza e fome. No entanto não somos apenas isso, temos aspectos de riqueza também, pois é aqui que se encontram as mais belas praias do território brasileiro e lugares de muitas riquezas.
Aos poucos está sendo feita uma “humanização” do nordestino, mostrando que ele também é capaz de vencer e ter uma história com um final feliz e conseguir mudar sua história de vida. Politicamente falando o nordeste não é um lugar de grandes pólos industriais, mas pouco a pouco ele vem conseguindo um destaque maior a nível nacional levando para o Brasil afora não mais aqueles nordestinos sofredores, mas sim pessoas qualificadas para ocuparem vagas de empregos bons. Claro que isso não acontece em grande escala, está acontecendo aos poucos.
Portanto, ser nordestino é ser alguém com garra e determinação para enfrentar os grandes tabus que são colocados em sua frente. É ser um povo de uma cultura vasta e marcante, e levar no peito o calor de um povo hospitaleiro e vencedor. Mostrando que não somos só os retirantes que vivem em um mundo de secas, mas sim um povo que vem crescendo e se tornando o coração cultural do Brasil.
Sakura

Nenhum comentário:

Postar um comentário