O Brasil é um país que se destaca em qualquer parte do mundo, sobretudo, pelo seu povo, que por onde passa deixa seus traços marcantes: a alegria, a raça, a hospitalidade; inúmeros turistas de todas as partes do mundo (5,16 milhões de visitantes estrangeiros em 2008) vêm ao Brasil e saem encantados com o mesmo e com o desejo ardente de retornar outras vezes ou até mesmo passar a residir definitivamente. Quem ver a fama e a tradição que o Brasil tem, muitas vezes não percebe os problemas que estão imersos em toda essa beleza, sendo o principal deles a desigualdade social, que gera vários outros problemas, como por exemplo: a discriminação por parte dos outros povos, contra a região nordeste e contra sua população.
Nunca consegui entender o porquê de o Brasil ser despeitado contra o nordeste, na verdade a expressão correta é preconceito, principalmente para com a população do interior; isso chega a ser revoltante, pois muitas vezes as mesmas pessoas que julgam a região Nordeste são as mesmas que pagam altos valores à agências turísticas para vir passar temporadas aqui, e algumas vezes no mesmo interior que elas tanto criticam. Diante disso, ficamos nos perguntando: por que as pessoas criticam tanto o Nordeste?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o Nordeste não é a miséria, o fruto podre do Brasil, a nossa região tem muitas coisas boas, de vários aspectos diferentes, que são referências mundiais, como por exemplo: o carnaval de Olinda, o São João de Campina Grande, o Porto Digital do Recife (maior pólo tecnológico do país), e ainda as delícias da cultura (culinária, ritmos populares). Porém, a mesma tem um grande problema que atinge extensas áreas levando pobreza e fome para os habitantes: a seca, e é este o grande responsável pela desvalorização do Nordeste.
Assim como em outras partes do país e do mundo, na nossa região existem as divisões sociais, ao mesmo tempo que em determinado local existe um sítio com casas de taipas e agricultores analfabetos, à poucos quilômetros dali, pessoas pagam milhões para passarem temporadas em chácaras luxuosérrimas.
Tendo grande contribuição da mídia, os brasileiros de outros estados e até pessoas de outros países que não conhecem o Nordeste julgam-o pela aparência, pelo que vêem na mídia: Mato seco, casas de taipa, vaqueiro montado num cavalo no meio da vegetação seca. Tanto os turistas que vêm passar apenas temporadas aqui, como as pessoas que pensam que o Nordeste é o que a mídia mostra estão totalmente erradas, aqui tem os mesmos problemas que em outros lugares, apenas passam despercebidos ou parecem sem importância
Mas engana-se quem pensa que a culpa dessa descriminação para com o Nordeste é culpa só da mídia e dos turistas “riquinhos” que vêm passar férias aqui e só enxergam um lado da moeda, a culpa de tudo isso é, sobretudo, daqueles que foram apontados por nós mesmos, como nossos representantes, os políticos. O problema da nossa região resume-se à uma coisa: falta de políticas públicas.
Os governantes só enxergam e investem na parte boa, naquilo que eles sabem que vão dá lucro à economia e aos bolsos deles, porque muitos são donos de hotéis, que se beneficiam com os projetos que colocam em votação dizendo que é em prol da melhoria do estado ou da região; um grande exemplo disso são os preparativos para a Copa do mundo de 2014,onde a governadora do Rio Grande do Norte está gastando milhões na demolição e construção de estádios, enquanto em algumas comunidades, falta água, saneamento básico, educação de qualidade,rodovias descentes.
Se algum dia essa descriminação para com o Nordeste irá acabar, sinceramente não sei, mas o pontapé inicial para encontrar-se uma solução começa por nós mesmos, que devemos passar a analisar melhor aqueles que estamos escolhendo como nossos representantes. E quanto às pessoas que acreditam em “imagenzinhas” vinculadas por propagandas chulas e cenas de novelas da rede globo e que aparecem ao pesquisarmos sobre a região Nordeste no Google, recomendo informação, assim como vocês analisam suas ações, seu futuro, analisem o que vão falar de seus irmãos, somos todos integrantes de uma mesma família, a família Brasil, e o Nordeste é parte dela.
Autoria: Jay Dturp
adorei... e tenho orgulho de morar no nordeste sim
ResponderExcluir