domingo, 29 de janeiro de 2012

BBBurrice


   Que me desculpem os alienados telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela Rede Globo, mas chega a nos dar vergonha ver como conseguimos chegar ao fundo do poço com tanta baixaria... A décima segunda edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira.

     “Estou extremamente insatisfeito com a TV brasileira [...]” Frase dita ao jornal Agora por José Wilker, que diz ser contra ao programa exibido pela globo.

     Mim disseram uma vez que o BBB ajudava a “entender o comportamento humano”. Mas, o que vejo são mulheres fúteis exibindo suas curvas e homens exibindo seus músculos e tanquinhos, é puro exibicionismo. Além de alienar os telespectadores esse programa é um exemplo fiel do capitalismo selvagem, são dezesseis participantes “brigando” por 1 milhão e meio de R$, vale tudo pelo dinheiro, até ser “ estuprada” e fazer de conta que não houve nada. No BBB a vida é reduzida apenas à competição desenfreada por status e dinheiro.

     É a casa dos “heróis”, como costuma chamar o apresentador Pedro Bial. Então me pergunto, são esses nossos exemplos de heróis? Heróis são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia. Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, há um ano pela própria Rede Globo.


    O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.


    Para que possamos entender porque tudo isso ocorre, é preciso enxergar o que está por traz do BBB. Segundo alguns sites, foi feito um cálculo onde revela que, se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais.


    Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)


    Em vez de assistir ao BBB, que tal ajudar os irmãos atingidos pelas enchentes na região serrana do Rio? ler um livro, um poema, ir ao teatro, mudar de canal assistindo a outros programas de melhor conteúdo ou qualquer outra coisa.

     Enfim, esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral e da dignidade. No entanto nem tudo está perdido, isso ficou evidenciado pela grande indignação do povo brasileiro, demonstrada através das manifestações feitas nas redes sociais pela internet, que exigiu a expulsão e apuração do caso do suposto estupro de vulnerável da participante Monique por Daniel. Isso mostrou que uma grande parcela do povo brasileiro ainda pensam por si próprios e não são marionetes como pensam alguns diretores de programas televisivos.





Por: JoanaD'Arc

Um comentário: